CURITIBA, 20.3.2020 — Fundada em 2017, a Fohat (www.fohat.co) é uma companhia curitibana de energia que atua globalmente, oferecendo soluções de energy intelligence para viabilizar as demandas dos 3D ́s ( a política mundial que está conduzindo o setor de energia em todos os hemisférios para a descarbonização, descentralização e digitalização a fim de favorecer a sustentabilidade do planeta). Energy intelligence é um segmento do setor de energia que entrega soluções a partir da conexão entre economia, energia e tecnologia. E a Fohat se destaca dentro dessa área na América Latina, uma vez que criou plataformas que integram o mundo financeiro ao mundo da energia por meio da digitalização da compra e venda de energia no Mercado Livre.
Como está alinhada à nova economia — que, entre outras coisas, conta com uma mentalidade que entende a ética como a geração de bem, e o modelo de desenvolvimento e implementação ser executado a partir da promoção de bem-estar e não apenas de sua capacidade de gerar lucro —, a Fohat já conta com uma cultura que privilegia, entre outros pilares, o bem estar das pessoas que integram seu time, por acreditar que é fundamental para inspirar e motivar um ambiente produtivo e de inovação. Nesse contexto, está a flexibilização de tempo e local de trabalho, pois sua atuação empresarial exige que o time tenha profissionais de áreas multidisciplinares baseados fisicamente em locais e fusos diferentes. Por outro lado, os fundadores da Fohat, Igor Ferreira e Dani Paes, entendem também que o que tem valor para qualificar os resultados propostos são a responsabilidade e o engajamento de cada um, e isso não se mede por cumprimento de horas no escritório.
Com headquarters no Brasil e na Austrália, desde 2018, a Fohat permite que seus 12 colaboradores diretos ( e cerca de 15 outros indiretos) trabalhem em diferentes locais, em regime de home office, em locais externos, como também dentro de suas próprias sedes. Para tanto, conta com um sistema que controla as horas e as atividades, ou seja, cada um dos colaboradores está conectado a uma base que gerencia tudo que é realizado por todos. Isso facilita a gestão de cada área, como também de todas as áreas, onde elas têm intersecção, aumentando a interação e as trocas. Também colabora para isso, o programa de mindfulness implementado na equipe e uma série sistemática de treinamentos que ajudam a todos a aprimorarem o trabalho coletivo e o individual, com a melhoria do uso do tempo e a capacidade se ampliar o foco, a disciplina, entre outras habilidades. Juntas, essas e outras iniciativas têm amadurecido o modelo de trabalho de cada um dentro da Fohat — que internamente é chamada Fohacker Journey — e fortalecendo a própria cultura da companhia.
Em menos de três anos, a Fohat conta com cinco projetos de energy intelligence, entre os quais, junto ao mercado municipal de Melbourne (o Queen Victoria Market), à AES Tietê, em São Paulo e ao TECPAR, no âmbito do LivingLab, em Curitiba, recém-anunciado em fevereiro último.
COVID19 e o trabalho da Fohat |
Com o surgimento dos problemas de convívio social gerados pelo vírus COVID-19, a Fohat tomou a decisão (já no dia 6 de março) de solicitar aos seus colaborares que atuassem exclusivamente em regime de home office. Viagens e locomoção a trabalho, só em casos urgentes. A iniciativa de se antecipar a todas as determinações oficiais que viriam acontecer nessa semana, se pautou na ideia de assegurar o bem estar de seus colaborares.
Um kit contendo álcool em gel e própolis verde e um comunicado detalhado sobre métodos de prevenção e alternativas para reforçar a imunidade (baseada na alimentação, suplementos e estilo de vida), foram enviados às casas de cada um dos colaboradores. E a rotina de trabalho passou a ser com o uso de ferramentas para conferência online, além do canal interno doe mensagem instantânea. E a manutenção de contato diário, várias vezes ao dia, com cada colaborador. Como o trabalho remoto já é uma realidade na Fohat, a equipe não sentiu muita a diferença embora dessa vez não seja opcional, e sim obrigatório para que todos colaborarem com o objetivo de combate ao vírus.
………………………………………………………………………..
Para saber mais sobre esse assunto, por gentileza, acione
Public Relations Affairs
Sonia Marques
pr@fohat.co | +55 41 99239-0123
Comentários