Com apenas três anos de fundação, a Fohat acaba de ser nomeada TOP2 do setor de Energia do Brasil no ¨ Ranking 100 Open Startups¨ —- criado em 2006 pela entidade 100 Open Startup para indicar as startups de ponta que estão aptas a atender as grandes corporações em regime de open innovation, em 21 categorias. Além de ser uma das duas melhores em Energia, a Fohat também foi ranqueada entre as 100 melhores startups entre todas as categorias, no país, pela primeira vez desde sua primeira participação em 2018. A premiação pela 100 Open Startups foi realizada no último dia 11 de novembro, dentro do Whow! Festival de Inovação, que aconteceu de maneira totalmente online.
¨Ser TOP2 representa muito para a Fohat porque é um reconhecimento público e comprova que as nossas soluções de energy intelligence para o mercado de Energia tem alto nível em inovação e nosso time, padrão de excelência profissional porque open innovation tem um nível de exigência altíssimo no que diz respeito à eficiência e entrega de valor agregado à empresa parceira¨, afirma o CEO da Fohat, Igor Ferreira. ¨Temos dois TOP6, em 2018 e 2019, e agora TOP2, em 2020. Também estamos entre as 100 melhores do Brasil. E tudo isso em apenas três de anos de vida¨, complementa.
Em 2018 e 2019, a Fohat foi Top 6 de Energia no Brasil, dentro desse processo da 100 Open Startups , no qual participam centenas de empresas e startups de inovação. Em 2020, a Fohat subiu para a segunda posição, graças à evolução integral como empresa, que resulta em novos projetos iniciados e ampliação de seu posicionamento de marca no mercado.
Atualmente, a Fohat tem projetos em Santiago, no Chile, com a Acciona, em Melbourne, na Austrália, com a prefeitura de Melbourne. Em São Paulo, com AES Tietê e Eneva. E em Curitiba, com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), do governo do Paraná.
Referência na abertura do Mercado Livre de Energia no Brasil
A Fohat vem se consolidando como referência internacional no setor energético pelo know how em aplicar em suas soluções de energy intelligence, a política global 3Ds Energy —que resulta na migração de um modelo de economia convencional para o de uma economia ¨verde¨ — associando a um tripé tecnológico composto por blockchain, internet das coisas e inteligência artificial em produtos e serviços que unem o mundo da energia ao mundo financeiro. Foi a primeira empresa da América Latina a fazer parte, em 2019, da Energy Web Foundation (organização internacional que lidera o consórcio de blockchain aplicado a energia, no mundo), é membro do Energy Blockchain Consortium (organização global de empresas que gerencia cadeia de blockchain de energia aberta chamada Catena), participou a convite da ONU, também em 2019, do fechamento do documento, considerado marco normativo das operações e tarifas para as telecomunicações, tecnologias da informação e comunicação, no mundo.
No Brasil, a atuação da Fohat impulsiona fortemente a modernização e abertura do Mercado Livre de Energia, porque suas soluções de energy intelligence não se restringem a produto, pois vão desde a concepção de modelos de negócio e de operação sistêmica, aos produtos e serviços digitais e infra-estrutura necessária para que esse conjunto funcione na prática. A empresa cria e modela soluções globais para resolver os problemas da indústria de Energia (organizada em geração, distribuição, comercialização) depois desses mesmos problemas terem sido obrigatoriamente analisados sob a ótica econômica e apurados sob o que de mais avançado existente nas áreas afins (inteligência de negócios, engenharias, tecnologia, entre outras).
Comentários