Comunicado Oficial
A Fohat é a primeira startup da América Latina confirmada oficialmente como Nó Validador da rede de blockchain Energy Web Chain, o maior ecossistema do setor de Energia do mundo que trabalha para viabilizar um sistema elétrico de baixo custo e baixo carbono — energia mais barata, mais eficiente e sustentabilidade ambiental.
A EWChain foi lançada em junho de 2019 pela Energy Web Foundation, organização global sem fins lucrativos, sediada na Suíça, responsável pela gestão e desenvolvimento da rede, da qual fazem parte cerca de 100 empresas associadas entre concessionárias de geração, operadoras de rede, desenvolvedores de energia renovável, compradores corporativos de energia e startups da América Latina, América do Norte, Europa e Ásia.
Com a integração ao Energy Web Validator Network, a Fohat — que, numa decisão de vanguarda, já foi a primeira empresa latino-americana a se associar a EWF — confirma seu total apoio institucional ao propósito de fortalecimento da adoção de tecnologias digitais descentralizadas para o setor de Energia. E, com isso, reforça seu compromisso em colaborar ativamente com a aceleração da transição energética global, em especial com a abertura do Mercado Livre de Energia no Brasil, que acredita-se ser uma oportunidade única na história.
Como startup de energy intelligence, a Fohat emprega as soluções da EWChain em seus atuais projetos de inovação energética e a expectativa é ampliar o uso em novas iniciativas uma vez que a blockchain é um pilar importante para desdobrar os 3Ds Energy na prática, uma política global que suporta os países no processo de transição energética.
A blockchain viabiliza a criação de bancos de dados distribuídos que incorporam livros de razão público usados para o registro de dados confiáveis e imutáveis pela rede. Sendo um validador na EWChain, a Fohat contribuirá com as decisões técnicas e não-técnicas relacionadas às questões de governança, ao roadmap dessa tecnologia de blockchain e às mudanças no protocolo das diversas soluções que existem e que vão ser criadas pela rede de blockchain.
Operacionalmente, poderá também validar transações, compilar transações válidas em blocos e publicar blocos na rede. A validação das transações e a criação de blocos para a EWChain são feitas de acordo com as regras estabelecidas pelo ¨protocolo EWC¨: só ocorre com o consenso de todos os nós da rede. Ao armazenar o estado atual e o histórico dos blocos e transações realizadas na rede blockchain, a Fohat contribuirá para a integridade e segurança geral da mesma, pois os nós validadores fornecem verificações contra quaisquer tentativas errôneas ou maliciosas de publicar transações falsificadas ou alterar dados históricos. Ou seja, cada nó retransmite informações para garantir que todos tenham a cópia correta da blockchain.
Com isso, a Fohat dá mais um importante passo para a construção de soluções de energy intelligence no âmbito do movimento ¨Forward¨ que visa a Transição Energética e os 3Ds no Brasil.
Comentários