Press e Comunicados

Nesse espaço, voce encontra Press Releases e Comunicados Oficiais sobre atuação da Fohat eTech Global. Qualquer necessidade de complementação, entre em contato com nossas equipes via media@20.12.9.195

 

Fohat Corporation anuncia novidades do projeto com Eneva que promoverá avanços no backoffice de trading de energia

Serão investidos R$ 3,4 milhões por meio do Programa de P&D da ANEEL

CURITIBA, 26.1.2021 — A versão alfa da plataforma que viabiliza comercialização de contratos de energia e automatização de backoffice para gentailers ou empresas comercializadoras será testada nos meses de fevereiro e março. Essa é a grande novidade do “Projeto Energy Intelligence aplicado a Backoffice” viabilizado por um investimento de R$3,4 milhões pela Eneva por meio do Programa de P&D da ANEEL. Iniciado em junho de 2020, esse projeto é considerado pioneiro no setor de Energia em função do uso de um grupo de tecnologias, entre as quais, Blockchain Energia e Distributed Ledger Technology (DLT).

Referência na América Latina em viabilização da política global de 3Ds Energy e primeira empresa de energy intelligence do Brasil, a Fohat Corporation foi escolhida pela Eneva dentro de seu programa de inovação visando o desenvolvimento de uma solução digital que promovesse avanço na integração do backoffice em sua área de trading. Quando concluído, o projeto contribuirá para aumentar a eficiência da mesa na operação de compra e venda de energia da Eneva. Na prática, será implementada uma plataforma digital
estruturada que visa endereçar fluxos contratuais e financeiros de cada operação de compra e venda de energia, de forma segura e automatizada, utilizando avançados sistemas de contabilização e registro dos contratos. Isso garantirá o rastreio e automação das operações, além de representar uma potencial economia no custo de operação para a Eneva.

Para Igor Ferreira, CEO da Fohat Corporation, essa plataforma (que está sendo desenvolvida pela Fohat eTech, a energytech da companhia) contribuirá para aumentar a eficiência da mesa na operação de compra e venda de energia da Eneva. ¨Nossos estudos preliminares nos mostram que é possível melhorar a performance operacional e gerar impacto na redução do custo de operação, embora por uma questão estratégica só poderemos anunciar ao final do projeto¨, explica Ferreira.

3Ds Energy e blockchain | Esse projeto está alinhado à política global 3Ds Energy que significa descarbonização, descentralização e digitalização da energia, isto é, os pilares para a criação de uma transformação do setor de Energia para viabilizar a transição de uma economia tradicional para uma economia ¨verde¨. O “Projeto Energy Intelligence aplicado a Backoffice” tangibiliza em especial, o D de digitalização, que corrobora com aumento de eficiência com redução de tempo e economia
de recursos.

A solução, que integrará a cadeia de contratos de compra e venda de energia da Eneva, contará com um conjunto de tecnologias para suportar a plataforma, entre as quais, a Energy Web Chain paravalidação e conexão segura. A EWChain é uma blockchain desenvolvida exclusivamente para o setor de Energia lançada em 2019 pela Energy Web Foundation, sediada na Suíça, da qual a Fohat é signatária na América Latina — o lançamento da EWChain é considerado um marco energético mundial. ¨Essa solução de energy intelligence colaborará para otimizar o fluxo de aprovação das operações e integração da estratégia da Mesa com a operação de Balcão¨, ressalta o CEO da Fohat. ¨O fato de utilizarmos blockchain de ponta a ponta, aumentará a segurança do sistema como um todo, pois permite que as operação aprovadas sejam criptografadas pela Mesa na saída e visualizada no ambiente de Balcão em blockchain, de forma totalmente segura¨, acrescenta.
…..
Sobre a Eneva | A Eneva é uma companhia integrada de energia, com negócios complementares em geração de energia elétrica e exploração e produção de hidrocarbonetos. Seu modelo de negócios é centrado no Reservoir-to-Wire (R2W), geração térmica integrada aos campos produtores de gás natural, no interior do Maranhão. Com um parque térmico de 2,2 GW de capacidade instalada em operação e 500 MW em construção, a Eneva equivale a 11% da capacidade térmica a gás natural instalada no País. Na parte de óleo e gás, é a maior operadora privada de gás natural do Brasil. A companhia opera mais de 38 mil km² de área na Bacia do Parnaíba, no Maranhão, área equivalente ao tamanho do Rio de Janeiro.

Agende sua
simulação

Experimente o futuro da energia

Acesse e faça uma simulação em uma de nossas plataformas para entender, na prática, quais as vantagens de contar com inteligência energética aplicada em soluções pensadas para os desafios de consumo, geração distribuída ou comercialização de energia e certificados de energia limpa.

0