Cases
Reunimos nossas melhores experiências e boas práticas para estabelecer reflexão e troca de informação com a comunidade
Agende sua
simulação
CASE | Queen Victoria Market, o mercado municipal de Melbourne
O Queen Victoria Market é o mercado público mais famoso da Austrália e fica em Melbourne, a terceira cidade mais importante do país ao lado Sidney e Camberra, a capital do país. O estabelecimento fundado em 1.878, ocupa 68, 7 mil m2 , tem 600 lojistas, e 4 milhões de consumidores passam por ali, em média, todo ano.
Conheça o Queen Victoria Market, o mais famoso da Austrália, que é o local do nosso projeto-piloto.
A Prefeitura de Melbourn realizou evento de apresentação dos resultados do projeto, em 2019. Assista para conferir como foi!
Parceiros
Situação Original
O sistema de energia do mercado teve sua última atualização em 2003. Em 2018, seu sistema de alimentação de energia estava defasado, sem indicadores satisfatórios de eficiência energética e sem conseguir alcançar autossuficiência.
Solução da Fohat eTech Global
A solução de inteligência energética ( energy intelligence) foi iniciada com mapeamento e avaliação dos problemas de consumo do mercado, considerando a projeção da real demanda para atender os comerciantes e consumidores e o impacto e importância do estabelecimento na região.
Após a conclusão desse minucioso estudo, foi desenhada uma solução contendo viabilidade técnica e comercial de uma microrrede com a presença de um sistema de geração e armazenamento de energia elétrica e gestão inteligente para garantir autossuficiência energética e uso racional do excedente — que poderia ser usado para otimizar o próprio sistema de consumo ou até mesmo, dependendo do interesse dos parceiros, passar a ser utilizado para os próprios comerciantes do estabelecimento.
O benefício visava alcançar várias interfaces: a cidade de Melbourne, o comerciante e o cidadão.
Leia mais sobre os cases Projeto AES Brasil de Energy Intelligence e LivingLab Tecpar.
Solução da Fohat eTech Global
Em 2019 já contávamos com uma solução criada baseada no conceito Peer to Peer Transaction Energy e nela havia a comercialização de energia usando blockchain. Ao compreender as dores da AES Brasil, entendemos que nosso conhecimento e nossa solução existente permitiriam que desenvolvêssemos o que a geradora necessitava.
Partimos para a execução. Fazemos parte de uma companhia do setor de energy intelligence ou inteligência energética, e como tal estamos organizados para atuar de forma compartilhadas entre as unidades de negócio. A Fohat Corporation, think tank e nossa holding, fez o mapeamento de todo o problema apresentado pela AES Brasil, avaliando o histórico da geradora e seus processos internos de geração e comercialização no mercado brasileiro. E com isso, modelou toda a solução indicando os estudos que comporiam a parte de ´´pesquisa´´ do Projeto AES Brasil de Energy Intelligence, e qual a plataforma que deveria ser desenvolvida para entregar a parte de ´´desenvolvimento´´ do mesmo.
Depois de 18 meses, entregamos 17 volumes de estudos e uma plataforma de infraestrutura tecnológica para que seja viabilizado o primeiro balcão organizado em blockchain no Brasil para compra e venda de energia em um ambiente digital, que garante a custódia e a liquidação de contratos de energia. Pioneira, a nova solução desenvolvida para o mercado brasileiro é uma plataforma de ´Trading Online´´ (que oferece integração com outras soluções externas) para comercialização de contratos de energia e também de certificados de energia renovável IREC, no mesmo ambiente com blockchain.
Complementarmente, a plataforma traz como inovação a integração dos dados de Usinas Virtuais de Energia (Virtual Power Plants) com a mesa de comercialização, o que amplia a rapidez, segurança e gestão de ativos e risco.
Experimente o futuro da energia
Acesse e faça uma simulação em uma de nossas plataformas para entender, na prática, quais as vantagens de contar com inteligência energética aplicada em soluções pensadas para os desafios de consumo, geração distribuída ou comercialização de energia e certificados de energia limpa.