Cases
Reunimos nossas melhores experiências e boas práticas para estabelecer reflexão e troca de informação com a comunidade
Agende sua
simulação
CASE | LivingLab do Tecpar
O Tecpar é o responsável pelo Programa Paranaense de Energias Renováveis que objetiva desenvolver e modernizar o setor energético do ponto de vista econômico, ambiental e social no estado. Nesse contexto, criou o programa LivingLab em fevereiro de 2020, transformando uma de suas sedes em laboratório a céu aberto e parte de um ecossistema de inovação.
Uma das missões do programa consiste em testar fontes de energia renovável para ampliar a diversificação da matriz energética paranaense e, futuramente, melhorar sua posição no ranking de geração distribuída, onde ocupa a quinta posição atrás de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso, respectivamente. Em 2020, a matriz energética paranaense é registrada oficialmente com petróleo [46%], cana [19%], hidráulica [14%], madeira [10%], gás natural [9%] e carvão [2%].
Vista aérea do compleco do Tecpar | Curitiba, Brasil
Parceiros
Situação Original
Na fase 1 da ativação do LivingLab, o Tecpar transformou seus edifícios no câmpus CIC, em Curitiba, numa base de pesquisa e desenvolvimento de um projeto-piloto. Normalmente, o conjunto de edifícios é alimentado pela energia elétrica do distribuidor de energia local, a Copel. Cada edifício recebeu a instalação de diferentes alternativas de geração de energia renovável para serem analisadas e pesquisadas por um pool de energytechs, entre as quais, a energytech da Fohat Corporation, a Fohat eTech Global. O objetivo é testar o comportamento de uma microgrid inteligente para alcançar autossuficiência energética.
Na primeira etapa do projeto-piloto, ao lado da Fohat eTech Global está a L8 Energia o parceiro responsável pelos painéis solares que geram energia solar. A Bley Energia é a parceira responsável pela instalação da unidade que gerará energia renovável a partir do biogás. A Landis Gyr é a parceira que fornece os ´´smart meter´´ que mede o fluxo bidirecional da energia gerada e consumida por cada unidade.
Solução da Fohat eTech Global
O papel da Fohat eTech Global, é aplicar inteligência energética (energy intelligence) para integrar os ativos de geração de energia renovável de três prédios da sede Campus CIC, do Tecpar em Curitiba, por meio da implementação de uma microgrid atrás do medidor (behind the meter). Cada prédio terá ativos diferentes de geração instalados, dimensionados para obter sua autossuficiência e geração de excedentes. Esses excedentes serão transacionados com outros prédios do Tecpar que não são autossuficientes. Todo esse controle de geração e despacho da microgrid para a comercialização dos excedentes da energia produzida por cada prédio do projeto tem o objetivo de provar o conceito “peer-to-peer transactive energy”.
A inovação está justamente na solução com princípios de energy intelligence que viabilizará a gestão e despacho eficientes dos ativos de ´geração distribuída´, a fim de gerar excedentes de energia que serão comercializados com registro em blockchain. Desta forma, pesquisadores, estudiosos e a sociedade poderão ver, na prática, como as soluções de inovação do setor de inteligência energética paranaenses podem ser aplicados e testados. E, assim, num futuro próximo, os resultados positivos serem integrados ao sistema dentro do Paraná.
Solução da Fohat eTech Global
Em 2019 já contávamos com uma solução criada baseada no conceito Peer to Peer Transaction Energy e nela havia a comercialização de energia usando blockchain. Ao compreender as dores da AES Brasil, entendemos que nosso conhecimento e nossa solução existente permitiriam que desenvolvêssemos o que a geradora necessitava.
Partimos para a execução. Fazemos parte de uma companhia do setor de energy intelligence ou inteligência energética, e como tal estamos organizados para atuar de forma compartilhadas entre as unidades de negócio. A Fohat Corporation, think tank e nossa holding, fez o mapeamento de todo o problema apresentado pela AES Brasil, avaliando o histórico da geradora e seus processos internos de geração e comercialização no mercado brasileiro. E com isso, modelou toda a solução indicando os estudos que comporiam a parte de ´´pesquisa´´ do Projeto AES Brasil de Energy Intelligence, e qual a plataforma que deveria ser desenvolvida para entregar a parte de ´´desenvolvimento´´ do mesmo.
Depois de 18 meses, entregamos 17 volumes de estudos e uma plataforma de infraestrutura tecnológica para que seja viabilizado o primeiro balcão organizado em blockchain no Brasil para compra e venda de energia em um ambiente digital, que garante a custódia e a liquidação de contratos de energia. Pioneira, a nova solução desenvolvida para o mercado brasileiro é uma plataforma de ´Trading Online´´ (que oferece integração com outras soluções externas) para comercialização de contratos de energia e também de certificados de energia renovável IREC, no mesmo ambiente com blockchain.
Complementarmente, a plataforma traz como inovação a integração dos dados de Usinas Virtuais de Energia (Virtual Power Plants) com a mesa de comercialização, o que amplia a rapidez, segurança e gestão de ativos e risco.
Experimente o futuro da energia
Acesse e faça uma simulação em uma de nossas plataformas para entender, na prática, quais as vantagens de contar com inteligência energética aplicada em soluções pensadas para os desafios de consumo, geração distribuída ou comercialização de energia e certificados de energia limpa.