Um GPS fica constantemente monitorando o trajeto que está sendo percorrido e, caso você saia da rota prevista, ele irá recalcular e apontar um novo caminho para se chegar ao mesmo destino. Uma reunião de Daily Meeting tem a mesma intenção: analisar o caminho que estamos fazendo rumo ao objetivo da sprint, que é definido na Sprint Planning!
Na Fohat fazemos sprint de 15 dias, mas antes dela começar fazemos uma reunião de planejamento (Sprint Planning) e nela, definimos um objetivo. Esse objetivo é o que vai nos dar a direção ao longo das duas semanas de trabalho. E é aí que a ideia do GPS começa! Como a gente pode garantir que caminharemos na direção certa para atingir o objetivo da sprint? Bingo: através das reuniões diárias, as nossas Daily Meetings!
Outro ponto importante nessa história: o Scrum, o framework que usamos em nossos processos de trabalho. O Scrum tem como seus pilares a inspeção, a transparência e a adaptação.
Pois então, aplicamos esses pilares do Scrum em nosso dia-a-dia na Fohat. É na Daily Meeting o momento em que o time se junta e comenta sobre o que está sendo feito, e, juntos, vamos analisando e ajustando o que for necessário, recalculando a rota para chegarmos ao nosso objetivo definido lá na etapa do Sprint Planning! Isso garante que o nosso time esteja unido rumo a um mesmo propósito, e todos sabemos o que está sendo feito, como está sendo feito e quais impedimentos podemos ter nessa trajetória.
Outros personagens fazem parte desse processo. Então, como é na prática?
Diariamente nos reunimos virtualmente, e em no máximo 15 minutos falamos sobre o que estamos fazendo. Um dos desenvolvedores costuma ser o “mestre de cerimônias” e o nosso Scrum Master participa dando direcionamento sobre a reunião e, eventualmente, nosso Product Owner acompanha, contribuindo ao final da reunião com feedbacks que tivemos dos nossos clientes. Todos os desenvolvedores compartilham o que estão fazendo, comentam sobre o que ficou pronto e sinalizam possíveis problemas e impedimentos.
Quer realizar reuniões diárias assim como a gente faz? Algumas sugestões pra você:
- Garanta que as reuniões sempre aconteçam todos os dias, e sempre no mesmo horário! Se suas reuniões diárias não possuem regularidade as pessoas associam que essa cerimônia não é tão importante assim.
- Não dependa do Scrum Master! A Daily Meeting deve ser conduzida pelo time, o Scrum Master apenas deve garantir que a reunião aconteça.
- Cuide para que a Daily Meeting não vire uma espécie de ¨status report¨, e garanta que os desenvolvedores estejam falando entre eles. A Daily Meeting não é pra informar o Scrum Master ou o Product Owner sobre o que está sendo feito, é para que o time esteja alinhado em relação ao andamento da sprint!
- Seja leve! Uma reunião descontraída é muito mais agradável do que uma reunião cheia de formalidades!
Outro ponto bem importante reforçar é que a nossa reunião diária é bem tranquila, em um ambiente de informalidade e descontração! O resultado é que o time fica muito mais entrosado, ainda mais em nosso caso, pois trabalhamos de forma remota. Isso contribui para que todos estejam bem e isso tem a ver com o fato de a gente praticar o valor de bem-estar da Fohat. Levamos isso bem a sério!
Esse é o jeito Fohat de acompanhar o dia-a-dia dos projetos que têm sido desenvolvidos para resolver as demandas do mercado de Energia, sempre com muita atenção aos detalhes e buscando o máximo de qualidade para atingirmos os nossos objetivos!
Artigo publicado originalmente em 9/12/20, no Linkedin de Bruno H. Paes.
Comentários